Metadados
Título
In Bust Teatro com Bonecos
Descrição
O Grupo In Bust Teatro Com Bonecos tem a missão de apresentar espetáculos de maneira acessível e compartilha a crença na arte como direito do ser humano. Com identidade artística revelada nos resultados cênicos, crê na construção de uma linguagem particular e no desenvolvimento de uma dramaturgia própria.
Desde 1996, e completando 27 anos de trajetória artística, apresenta diversão inteligente para qualquer um que é ou já foi criança, contribuindo de maneira determinante na difusão da linguagem, na formação de plateia e na criação de grupos de teatro que utilizam a animação no Estado do Pará, imprimido uma marca socialmente responsável.
Desde a sua criação, o In Bust investiga a utilização teatral de boneco, o jogo com o ator e a sua relação com a plateia, elemento ativo na dramaturgia do grupo. A brincadeira é um instrumento nesse jogo e o humor, a essência desse trabalho. No imaginário amazônico e nas culturas populares do Pará, coleta não apenas a história que conta, mas os recursos cênicos, como o mirití, o pano de rede, a musicalidade, tudo como fonte de inspiração para a o seu fazer teatral.
Realizou, entre 1998 e 2008, mais de cem episódios do Programa Catalendas com a TV Cultura do Pará, veiculado na rede pública de TV, TV Brasil e Canal Ratimbum. É um dos quatro entrevistados no Pará no programa “Teatro & Circunstância”, da TV SESC, com participação no episódio “Bonecos Contemporâneos”.
Apresentando seus espetáculos em espaços teatrais públicos, centros comunitários, espaços particulares e escolas, esteve em quase 80 municípios paraenses e em 22 Estados brasileiros e no Distrito Federal, realizando circulações por comunidades quilombolas, ribeirinhas e 06 temporadas na capital do Estado de São Paulo, alcançando um público direto de mais de 300 mil pessoas, sempre em permanente intercâmbio com grupos e profissionais do teatro de formas animadas do Brasil.
Coverage/Location/Extension
Belém, PA
Date
1996
Type
Companhia
Format
Luva | Manipulação direta | Lambe-lambe | Varas | Técnicas mistas | Bonecos como recursos da Contação de Histórias
Contributor
Adriana Cruz (act) (drt) (aut) | Anibal Pacha (ator) (pup) (drt) (art) | Paulo Ricardo Nascimento (act) (pup) (drt) (prod)
Relation
| | |
Shows
Mini Minutos de Fama (1996) | Aftasardedoen (1996) | Uma Velha e Três Chapéus (1997) | Humanos 1412 a 2041 (1997) | Fio de Pão – A Lenda da Cobra Norato (1997) | Ora Noite, Ora Dia (1998) | Programa de Tv Catalendas (1998) | Curupira – 10 milhões de nós (1999) | Performance com bonecão – Caçador de Borboletas (2000) | Performance com boneco – Joi Buti (2001) | Performance com boneco – Maria Conda (2001) | Os 12 Trabalhos de Hércules (2001) | Pássaro Junino Garça Dourada (2002) | Olho de Peixe Boto (2003) | Tem Boneco no Cortejo (2004) | Sirênios (2006) | O Conto que Vim Contar (2007) | Catolé e Caraminguas (2009) | Espetáculo Catalendas (2011) | Pinóquio (2012)
Publicações
SANTOS, Adriana Maria Cruz. Quem nos navega é o mar dos encontros. Revista Mamulengo, v. 1, p. 35-38, 2020 | SANTOS, Adriana Maria Cruz dos. Olhar sobre um teatro com bonecos: uma pesquisa sobre o grupo in bust teatro com bonecos. Revista Ensaio Geral, v. 6, p. 97-109, 2014 | SANTOS, A. M. C.. Circunstâncias e Substâncias da cena com bonecos: uma atuação composta. In: Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas, 2018, Natal. Anais X Congresso da ABRACE. Campinas: UNICAMP, 2018. v. 19. | SANTOS, A. M. C.. Sobrevoos e Pousos sobre a Dramaturgia do In Bust Teatro com Bonecos. In: IX Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas, 2017, Uberlândia. Memória ABRACE XVI - Anais do IX Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas, 2017. p. 627-648. | CORREIA, A. J. P. . Teatro de animação no território do compartilhar. Mamulengo: Revista da Associação Brasileira de Teatro de Bonecos , v. 15, p. 45-49, 2020. | CORREIA, A. J. P. . Uma viagem entre linha e ponto que vale um conto: a construção de um diário de bonecagem. MÓIN-MÓIN (UDESC) , v. 18, p. 112-127, 2017. | CORREIA, A. J. P. ; LIMA, W. . Peraltice e Armadilha: o objeto manipulado no ensino do teatro de animação. REVISTA ENSAIO GERAL , v. 7, p. 139-146, 2015. | CORREIA, A. J. P. . Experimentação de Teatro em Miniatura. Revista Ensaio Geral , v. 3, p. 156-165, 2011. | CORREIA, A. J. P. . Pequenas Histórias para Pequenos Grandes: Mundos de uma Meninagem Arteira. 1. ed. Curitiba: CRV, 2019. v. 1. 94p . | CORREIA, A. J. P. . À Deriva: diálogo dramatúrgico do teatro de animação com o cinema em A Tempestade, de Shakespeare. In: Joel Cardoso; Bene Martins. (Org.). Dos Palcos às telas do cinema. 1ed.Belém: EditAEDI, 2015, v. , p. 51-69. | CORREIA, A. J. P. ; LIMA, W. . Meninagem arteira: o lado interno da pele. In: VII Fórum Bienal De Pesquisa Em Artes, 2015, Belém. Pele da Arte. Belém: PPGARTES/ICA/UFPA, 2015. p. 798-808.
Contato
End: Av.16 de novembro, 815. CEP 66.023-220. Batista Campos. Belém, Pará. | Cel: (91)3241-8981 / 98843-6982 | E-mail: inbust@inbust.com.br
Identifier
BR0013
Checking Date
12/04/2023
Item Number
0013